Você já ouviu falar de microplásticos no Oceano?

Na semana passada foi publicado o primeiro de uma série de quatro textos escritos pelos alunos de mestrado acadêmico Mateus F. Mengatto e Yan W. Mesquita, ambos desenvolvendo seus projetos de pesquisa nessa temática, junto comigo na coluna O Mar nem Sempre é Azul no âmbito da parceira entre a UFPR e o Mar Sem Fim.


Aqui você vê meu sobrinho (Pedro Henrique Nagai - 4 anos)) segurando em suas mãozinhas sete pellets que encontramos numa brincadeira na praia de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná (PR).
A inspiração para o primeiro texto da série.

O primeiro texto da série, apresenta os microplásticos, sua onipresença no Oceano, inclusive nas areias das praias que todes nós frequentamos. A inspiração para divulgar mais amplamente a problemática dos microplásticos nasceu de uma brincadeira de achar conchinhas com meu sobrinho (Pedro Henrique Nagai - 4 anos). Aqui na foto ao lado você pode ver o resultado dessa brincadeira, com Pepê segurando em suas mãozinhas sete pellets que encontramos numa brincadeira na praia de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná (PR).


Nosso objetivo com esta série de textos é conversar com a sociedade sobre esse tipo de poluição sólida. Vamos apresentar os microplásticos, abordar como eles chegam no Oceano e falar sobre como interagem com os organismos marinhos. Nós também queremos apresentar ideias de como estudamos essas partículas no LabPaleo2 e de como nós, como sociedade, juntos podemos agir para tentar minimizar o impacto deles no Oceano. E assim alcançarmos os resultados esperados para a Década da Ciência Oceânica.


#ciênciaoceânica #labpaleo2 #UFPR

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo